quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Reações alérgicas de tatuagens.

Os processos alérgicos mais notáveis se iniciam realmente mesmo depois da cicatrização superficial e até quatro meses depois da tattoo cicatrizada já. O que acontece é que , se uma tattoo é feita durante um período de baixa imunidade e após a cicatrização superficial o organismo volta a ter a imunidade normal e então o organismo nota o pigmento como um corpo estranho. Podem haver tipos diferentes de reação alérgica: a reação eczematosa que é onde a pele resseca e descama; a reação granulomatosa, onde a pele forma uma camada grossa e endurecida somente onde a cor em questão foi implantada; a reação pseudolinfomatosa, onde aparece um caroço que pode ser dolorido e avermelhado abaixo da pele pigmentada (aparentemente em camadas mais profundas). Além disso, a pele onde está a tattoo é mais sujeita, durante a cicatrização a manisfestação de liquen plano, sarcoidose, lupus eritematoso, fenômeno de Köeber e outras manifestações associadas á baixa imunidade.  É tambem muito impotrtante fazer uma ficha de anamnese com o cliente para evitar esse tipo de ocorrência, por que apesar de rara pode ser muito desagradável.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Saiba o significado de algumas máscaras orientais usadas como tatuagem.

Máscaras japonesas

É normal vermos tatuagens orientais com máscaras vejam o que elas significam:


Máscaras do Nô - Fantasmas e Espíritos (Onryo)
Fantasmas e Espíritos (Onryo)
Este é o tipo que retrata encarnações de espíritos e pessoas mortas. Eles incluem fantasmas do sexo masculino como Ayakashi, Yase-otoko e Ikkaku-sennin, e femininos como Yamanba e Deigan. Geralmente representam a vingança, esses espíritos são venerados como Deus, sob a crença de que, quando uma pessoa morre, a alma se torna um Deus.
Hannya- A expressão desta máscara é uma fusão de ciúme, tristeza e dor incontrolável de uma mulher. Ela tem uma aparência demoníaca com dois chifres, uma larga boca e a sobrancelha rígida. A palavra Hannya vem do sânscrito, onde seu significado de nada ter a ver com o Demônio japonês.Trata-se de uma virtude atribuída a Buda: A Sabedoria. Existe até uma oração, a Hannya Shingô. Como amuleto, funciona espantando maus espíritos.

Hiragata-hannya - Foi criada na era Kamakura (1192-1333) no qual muitas máscaras foram criadas. Ele tem uma primitiva, desequilibrada e antiquada face plana faltando elaboração, ao mesmo tempo, a Hannya normal tem uma forma triangular com extrema sofisticação. Diz-se que esta mascara foi a origem de Hannya.
Kawazu - Uma máscara chamada Yase-otoko, que retrata um fantasma de um homem morto assombrando este mundo depois que ele foi condenado por matar violentamente. Kawazu é uma deformação do Yase-otoko, tem bochechas ocas e olhos vagos. Também tem cabelos molhados escorridos, que acentua a sua fraqueza e miséria, tornando a platéia se sentir mais tristeza e sofrimento.
Yase-otoko  - A máscara retrata o desespero de um homem que sofria de muitas coisas. Ela tem pele pálida e medonha, e um fino bigode e sobrancelhas. A boca é quase fechada. Os olhos, porém, têm anéis de metal brilhante, significando que a personagem é alienado ao seres humanos, e tinta vermelha ao redor, fazendo você sentir um profundo rancor. Na época Muromachi (1336-1573), um confeccionador de máscaras chamado Himi, foi bom em fazer máscaras com uma sombra da morte em seu rosto, como Yase-otoko.
Ja - A lenda conta que as mulheres transformam-se em serpentes se elas sentem raiva extrema ou muito rancor. A máscara tem uma aparência muito mais brutal do que Hannya, mostrando um assustador rosto com sua boca bem ampla e aberta. O ouro na cor dos olhos e dos dentes significa que o personagem é alienado aos seres humanos, e o vermelho escuro na face, nos faz sentir tumultuosas paixões nunca realizadas. Por outro lado, podemos encontrar a intenção de deixar uma imagem de uma mulher branca na testa.